A direção elétrica é um sistema de direção que aplica princípios elétricos para facilitar a manobra do veículo. Assim como a direção hidráulica, a direção elétrica deixa a movimentação do volante muito mais leve, trazendo inúmeros benefícios.
A tendência é de que, muito em breve, a grande maioria dos veículos já vai sair de fábrica com esse modelo de direção. Se você quer conhecer um pouco mais sobre a direção hidráulica e suas vantagens, veio ao lugar certo.
O que é direção elétrica e como ela funciona?
A direção elétrica é o nome dado ao conjunto de direção que facilita o giro do volante através do auxílio de um componente elétrico. É acoplado um motor elétrico à caixa de direção. Esse motor tem como função auxiliar o movimento das rodas através do volante.
Basicamente, a caixa de direção transforma os movimentos giratórios do volante em movimentos laterais para as rodas. A função da direção elétrica é dar um impulso a mais nesse movimento, facilitando o trabalho do motorista.
Assim, menos força é necessária para manobrar o veículo. Os movimentos são mais rápidos e leves, o que traz diversas vantagens, tanto em relação à já ultrapassada direção mecânica, quanto à direção hidráulica.
Quais são as vantagens da direção elétrica?
1 – Facilidade para manobrar
A principal vantagem da direção elétrica é a já mencionada facilidade que o motorista tem para manobrar o veículo. Em situações que exigem muitas voltas do volante, como em uma baliza, a direção elétrica é de grande ajuda. O motorista se sentirá muito menos cansado, uma vez que o movimento é mais leve.
2 – Viagens longas
As viagens longas ganham mais qualidade com a direção elétrica, especialmente para o motorista. Além de poder contar com um sistema que responde rapidamente, a facilidade de dirigir poupa as energias do motorista.
Viagens longas costumam ser bastante cansativas, e ter a ajuda da direção hidráulica pode fazer toda a diferença em momentos como este.
3 – Economia
Uma vantagem da direção elétrica em relação à direção hidráulica é a economia que a direção elétrica é capaz de proporcionar. A direção elétrica regula a força de assistência conforme a velocidade do carro, evitando assim o roubo de energia do motor, que pode aumentar o consumo de combustível.
Estima-se que a direção elétrica, por regular constantemente o nível de assistência dada à caixa de direção, gera uma economia de 5%. Pode não parecer muito, mas no fim do mês faz diferença.
4 – Ecologicamente eficiente
A direção elétrica dispensa completamente o uso de fluidos e óleos para seu funcionamento. Isso ajuda a preservar o meio ambiente. Mas não é só isso. Como a direção elétrica funciona com flexibilidade, ela ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes.
Atualmente, a preservação ambiental é uma das maiores preocupações da humanidade. Com uma frota de veículos que representa cerca de 90% da emissão de poluentes no mundo, qualquer preservação é bem-vinda.
Quanto menos força o motor precisar fazer, menor será a emissão dessas substâncias através da queima de combustível. Ou seja, além de gerar economia, ela também diminui a emissão de poluentes.
5 – Independência do sistema
A direção elétrica não depende do motor do carro para seu funcionamento, o que reduz as dificuldades do motorista em diversas situações. Um bom exemplo é uma curva sinuosa em uma rodovia, onde manter o controle do carro é mais difícil. Com a direção elétrica, essa tarefa se torna muito mais fácil.
E depois de conhecer todas as vantagens da direção elétrica, com certeza você precisa verificar o funcionamento da bateria do carro. Se precisar de uma troca, fale com a equipe da GG Baterias e garanta eficiência máxima em seu carro.